top of page

Sorriso e Beleza

Vários estudos sobre a atractividade do rosto comprovam que a beleza e a auto-percepção de beleza têm um papel importante nas nossas relações sociais e profissionais, na performance e nas oportunidades de emprego, além de influenciar também o desenvolvimento da personalidade do indivíduo.



Um rosto “atractivo” está relacionado com maior auto-estima, personalidades mais extrovertidas e estabilidade emocional.





Sorriso e olhar são as zonas mais expressivas e importantes do rosto para o julgamento de beleza. Vários componentes são involuntariamente avaliados quando julgamos um sorriso, desde a posição, forma e cor dos dentes à quantidade de gengiva visível quando o indivíduo sorri.



Num estudo realizado em 2007 na Holanda tentou-se relacionar várias características do sorriso com a sua atractividade e com o julgamento acerca de hipotéticas características da personalidade da pessoa.



Os indivíduos foram inquiridos acerca de fotos de sorrisos no que toca à beleza do sorriso e à relação com hipotéticos traços de personalidade, nomeadamente neuroticismo, inadequação social, agressividade, narcisismo, dominância e auto-estima.



Ao mesmo tempo, o sorriso foi avaliado do ponto de vista ortodôntico, de forma a poder correlacionar as suas características com maior beleza ou com determinados traços de personalidade.



Concluiu-se neste estudo que os participantes com linhas do sorriso com 2 a 4 mm (dentes totalmente expostos e pequena parte da gengiva exposta) tiveram as melhores classificações relativas à atractividade do sorriso.



Os sorrisos com demasiada gengiva exposta são julgados negativamente e correlacionados com neuroticismo e baixa auto-estima. De facto, em estudos anteriores, uma exposição gengival superior a 4 mm foi considerada pouco atractiva.



O tratamento para o sorriso gengival, além da cirurgia em casos avançados, consiste na aplicação de botox para corrigir uma hipermobilidade do lábio superior ou preenchimento com ácido hialurónico para corrigir um lábio branco hipotrofiado ou modular a força de contracção dos músculos elevadores do lábio de forma muito natural.



Quem já teve sorriso gengival e corrige este problema de alguma destas formas sente uma libertação enorme por poder sorrir sem mostrar gengiva.



Mesmo em plena pandemia, em que estamos obrigados a utilizar máscara de protecção, a procura por estes procedimentos na nossa clínica tem sido crescente e os resultados são muito satisfatórios para quem nos procura.



Beleza vai muito além de ser bonito, pois influi verdadeiramente na forma como nos sentimos e nos relacionamos com os outros.



50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page