top of page

Sculptra: E se fosse possível voltar à pele que tinha no passado?

O processo de envelhecimento do rosto é multifactorial.


Não apenas a pele perde tonicidade devido a uma menor produção de colagénio e elastina e ao dano da matriz extracelular provocado pelos agressores como a exposição solar, mas também a reabsorção óssea e dos depósitos de gordura do rosto levam a uma diminuição da sustentação dos ligamentos da face e a um aspecto deflacionado ou esvaziado.





Restaurar todas estas estruturas implica uma abordagem também multifactorial, embora existam alguns tratamentos que reestabelecem volumes e restauram a matriz extracelular de forma bastante satisfatória. Falamos de bio-estimuladores, um deles o Sculptra®.


Sculptra é Ácido Poliláctico, um material utilizado há várias décadas na medicina em suturas cirúrgicas. É também utilizado em medicina estética como filler injectável temporário.


É tão eficaz e seguro que é o único filler com indicação para a reparação da lipoatrofia nos pacientes com VIH. Nestes casos, a utilização de medicamentos anti-retrovirais leva a um emagrecimento irreversível da face, dando um ar encovado ao rosto, bastante estigmatizante.


A capacidade do Sculptra® de estimular os fibroblastos a produzirem mais colagénio é ímpar, levando a uma melhoria do volume perdido.


Trata-se de um procedimento simples, injectável, feito em consultório com utilização de anestesia local, bastante bem tolerado.


Tem um bom perfil de segurança com uma baixa ocorrência de efeitos adversos desde que administrado de forma correcta e desde que sejam respeitados os cuidados pós-procedimento.


É imperioso que o paciente faça massagem na zona da injecção durante alguns dias, a fim de evitar a formação de nódulos de produto. De resto, pode regressar imediatamente à sua rotina, sem necessidade de abstenção laboral.


Os níveis de satisfação dos pacientes tratados com Sculptra® são elevados, e os resultados vêem-se maioritariamente 1 mês após a primeira sessão, sendo cumulativos ao longo dos 6 meses após a primeira sessão.


Aconselham-se entre 2 a 4 sessões, dependendo do volume perdido e da resposta ao tratamento, sendo que a revisão deverá ser feita com um espaçamento de 4 a 6 semanas entre sessões.


A duração do efeito do tratamento é muito boa, pois prolonga-se por mais de 2 anos, alguns estudos apontam para cerca de 30 meses de duração do efeito.


Aconselho os bio-estimuladores a partir dos 30-35 anos, altura em que já são visíveis algumas marcas do tempo no rosto.


E sim, com estas pequenas ajudas conseguimos atrasar um pouco o relógio da nossa pele!




178 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page