Must Have deste Verão

Adoramos o Verão. As roupas mais frescas, o tempo mais convidativo, as férias com família e amigos.


É incrível como o sol consegue melhorar a nossa boa disposição, mesmo em tempos de pandemia, ainda com as rotinas sociais bastante alteradas. Mas também é verdade que a exposição solar, mesmo que controlada, causa danos na pele, alguns deles irreversíveis.


A radiação ultravioleta que recebemos do sol e que nos atinge na superfície terrestre pode ser UVA ou UVB. A UVB, a mais danosa, provoca queimaduras solares, causando vermelhidão e irritação na pele.


A UVA, não tão potente, deixa-nos bronzeados mas também provoca, a longo prazo, cancro de pele e envelhecimento cutâneo.



Qual a melhor forma de aproveitar todos os benefícios do sol, evitando estas desvantagens?

Usar fotoprotecção.


O protector solar é um filtro que bloqueia a radiação ultravioleta, quer por refracção (filtros físicos, que formam uma barreira), quer por absorção (filtros químicos).


Deverá eleger um protetor solar que proteja contra UVA e UVB, que deverá ter um fator de proteção tanto mais elevado quanto mais clara for a pele, devendo ser reaplicado de duas em duas horas por toda a superfície corporal exposta.


Para reforçar, existem também os fotoprotectores orais. São suplementos alimentares que ajudam a combater o stress oxidativo causado pela exposição solar, a diminuir a inflamação decorrente da mesma, e a melhorar o aspecto da pele.


Assim, pode-se bronzear, com menor risco de queimadura solar, maior durabilidade do bronzeado e menos impacto a nível de envelhecimento cutâneo.


Importante também nesta estação, principalmente para pessoas com tendência a ter manchas (como melasma) é o uso de produtos despigmentantes, que poderão estar já incorporados no protector solar ou podem existir em formulações tópicas.


Deverá discutir este assunto com o seu médico, pois alguns despigmentantes têm na sua composição moléculas fotossensibilizantes que podem agravar as manchas em alturas de maior exposição solar.


E, por falar em envelhecimento cutâneo, reforçar a hidratação da pele com um skinbooster, um ácido hialurónico injectável, é sempre uma excelente ideia para repor a hidratação da derme, evitando e reduzindo rugas finas e melhorando o brilho da pele.


Ter uma pele bronzeada e saudável é possível desde que haja equilíbrio e os cuidados devidos!


Partilhe connosco qual a sua maior preocupação com a pele durante os meses de Verão.


#metamorfose #clinicametamorfose #dracatarinasantos #summer #skin #uvauvb #protection

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo